sábado, 11 de fevereiro de 2012

Zica nº7: Coisas de Criança

Ah, a infância. A época mágica, a inocência, a fase das travessuras e das descobertas. Mas algo que muitas pessoas preferem deixar para trás são as coisas incrivelmente bizarras e constrangedoras que fazemos nesta fase da vida, seja na escola, em casa, na frente da família ou em qualquer lugar que seja.
E depois nos lembramos com a cara do "Oh God Why"
O mundo visto dos olhos de uma criança é muito diferente por milhões de motivos, mas principalmente porque não temos auto-consciência e, consequentemente, não temos filtros (ou seria o contrário?). Até podemos nos sentir incrivelmente envergonhados, mas temos muito menos destreza para evitar essas malditas situações. Darei alguns exemplos - sem citar nomes, é claro.

Imagine a seguinte cena: a família inteira reunida na sala (isso inclui avós, tios e primos) quando alguém comenta:
-Essa camisa está meio curta.
A criança, sem ter ideia do que está falando e tentando parecer inteligente e engraçada, imediatamente responde:
-É para se proteger da AIDS, porque precisa usar camisinha.

Essa foto é perfeita.
Esse tipo de situação bizarra (e real) acontece porque a criança usa uma informação que ela recebeu corretamente - de que HIV se evita com camisinha - sem ter qualquer ideia do contexto dessa mesma informação. E porque a criança usa a informação? Porque toda criança é uma attention whore.
Assim como boa parte dos usuários do Facebook.
Essa necessidade incrível de atenção é o que leva a criança a ter algumas reações exageradas, como rir muito mais do que o natural de algo engraçado ou demonstrar espanto ou raiva de maneiras excessivas. E isso geralmente é culpa da família, que acostumou a criança a ser o centro das atenções e a fez acreditar que é mais importante que os outros.

Aliás, pais ultra-permissivos muitas vezes são o problema. Quando eu tinha uns 11 ou 12 anos, um amigo meu fui na minha casa para brincar e, quando os pais foram buscá-lo, levaram o irmão mais novo junto. O moleque começou a correr pela casa, batendo em todos os móveis e vidros, puxando fios das coisas, etc. Minha mãe, desesperada, olhou para os pais, na esperança de que eles fizessem algo para parar a fera. Com um sorriso compreensivo, eles nos tranquilizaram:
-Ele está se familiarizando com o ambiente.

Acima: trator se familiarizando com o ambiente.
O pior é quando só reencontramos os adultos quando já não somos mais crianças e a lembrança mais recente entre os dois é daquela vez que você cagou na sala ou que você andou pelado na festa do Renatinho; ou, é claro, aquela reunião de família onde o seu tio vai lembrar daquela coisa incrivelmente embaraçosa que você falou quando tinha 7 anos.
Toda criança é um socially awkward penguin em potencial.
Isso quando não tem foto ou vídeo. Ah, os antigos vídeos de família. Felizmente eu passei minha infância numa época em que a internet e câmeras digitais ainda eram algo muito distante, então as coisas idiotas que eu fiz são lendas locais entre familiares e amigos. Mas hoje em dia, se você faz uma cagada existe uma enorme chance de alguém estar filmando e outra grande chance dessa pessoa postar o seu vídeo no YouTube. E aí você fica famoso por sua idiotice, como é o caso dos vídeos abaixo:



Mas isso só acontece porque o mundo dos adultos é diferente e temos uma compreensão que as crianças não tem. No próximo post eu vou falar sobre como o mundo é zicado até mesmo entre as próprias crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário