quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Zica nº3: Os Primeiros 6 Meses de Vida

Tomo a liberdade de pré-estabelecer algumas condições para a continuidade deste post.

a) Você não foi abortado ou morreu durante o parto
b) Você não teve nenhuma doença genética que altere seu desenvolvimento
c) Sua mãe não brincou de Menina Isabela com você durante a depressão pós-parto

d) Você é um ser humano


Justo? Podemos continuar.


Nossa maior vitória até os dois meses de vida é conseguir mamar, o que é o mínimo para sobrevivermos já que nossos amigos placenta e cordão umbilical já se foram. Fazemos isso involuntariamente - é um reflexo. Basta alguém encostar na nossa bochecha que achamos que é hora de sugar um mamilo. Tenho amigos com esses reflexos até hoje.


E as meninas nunca entendem.
De resto, tudo o que conseguimos fazer aparentemente serve apenas para que os adultos achem uma gracinha e mostrem para os amigos. "Olha, Cláudia, que bonitinho! Ele tá tentando andar", diz sua mãe, rindo do seu patético reflexo de balançar as pernas quando alguém te segura encostando seus pés no chão. Isso sem contar as incontáveis vezes que as pessoas colocam coisas nas nossas mãos apenas para verem a gente segurar sem querer - outro reflexo incontrolável.

E provavelmente a origem do "puxa meu dedo" (ou "pull my finger)".

E o tanto de gente indesejada que temos que suportar? Todo mundo quer ver o bebê, segurar o bebê, olhar o bebê. A gente querendo ficar com a nossa mãe, pai, irmãos no máximo, e vem o tio-avô do cunhado do vizinho querer te segurar. E você, indefeso, incapaz de manifestar sua infelicidade de outra maneira, chora. E todo mundo acha graça de você não ter gostado do cara que está te segurando, e ninguém faz nada para ele parar de te segurar.

ME SOLTA PELO AMOR DE DEUS

Você tem que conviver com isso por um bom tempo, mas a partir do terceiro mês de vida seus reflexos primitivos começam a sumir e você começa a ter controle dos seus movimentos - totalmente descoordenados e limitados, mas pelo menos você faz quando quer. Você consegue ficar reto se alguém te colocar sentado e apoiado em alguma coisa. E seus olhos já estão melhores, então você já distingue muito melhor os rostos das pessoas - o que não é necessariamente algo bom.


Principalmente se você for filho do Shane MacGowan.

Você começa a ficar mais sociável e a gostar mais de ficar perto das pessoas que você gosta, e também começa a se distinguir mais das crianças da mesma idade - não preciso nem dizer que todo recém-nascido tem a mesma cara. Nesse ponto, tirando o fato de você não conseguir fazer nada sozinho, se cagar e se mijar o tempo todo, só tomar leite, precisar de ajuda pra fazer qualquer outra coisa que não seja deitar, mamar e segurar coisas pequenas, até que a vida é bem agradável. Tanto que é nessa fase que começamos a dar nossas primeiras risadas.


Rá!

Tudo parece ir bem! Aos 5 meses já conseguimos rolar, estender a mão para segurar as coisas e até tentamos imitar as caras que as pessoas fazem pra gente. Mas como Deus tem um humor peculiar, quando tudo estava ficando bom, começam a nascer os nossos dentes, o que significa muita dor e coceira na gengiva.


RÁ!

Nesta fase começamos a morder tudo o que aparece pela frente: chocalhos, brinquedos, pessoas. Tudo para tentar aliviar a coceira insuportável dos dentes nascendo. E só para reforçar a "belezinhadade", os primeiros dentes que nascem são os incisivos inferiores.

"Eu vou te apertar e te beijar e te amar" - Felícia.
Isso é pra gente aprender desde cedo que nada - nem mesmo nossos dentinhos - vem de graça.

3 comentários:

  1. Eu só estou imaginando como é que vai ser o post dos 23 anos de idade.

    ResponderExcluir
  2. muito bom, muito bom!
    vamos rápido ao zica nº4
    rs

    beijo

    ResponderExcluir
  3. Não era pra você contar do meu reflexo qdo alguma mulher aperta minhas buchechas

    ResponderExcluir